A vasectomia é um procedimento cirúrgico utilizado como método contraceptivo masculino permanente, que visa cortar ou bloquear os ductos deferentes, os tubos responsáveis por transportar os espermatozoides dos testículos para a uretra. Esse procedimento impede que os espermatozoides sejam liberados no sêmen durante a ejaculação, tornando o homem infértil.

Indicações

A vasectomia é indicada para homens que:

Como é realizada?

A vasectomia é um procedimento relativamente simples, geralmente feito em regime ambulatorial, ou seja, o paciente pode ir para casa no mesmo dia. Através de uma pequena incisão na pele do escroto, o médico localiza os ductos deferentes, corta e amarra as pontas.

Recuperação

Eficácia

A vasectomia é considerada um método altamente eficaz, com taxa de falha inferior a 1%. No entanto, é importante entender que o procedimento não é imediatamente eficaz. O homem ainda pode ter espermatozoides no sêmen por alguns meses após a vasectomia. Por isso, é necessário realizar exames de controle seminais após o procedimento, para garantir que não há espermatozoides no sêmen.

Revogação (Reversão)

Embora a vasectomia seja considerada permanente, em alguns casos, é possível realizar uma vasovasostomia, ou reversão da vasectomia, que reconecta os ductos deferentes. No entanto, a reversão não garante sucesso e depende de vários fatores, como o tempo passado após a cirurgia e a qualidade dos ductos deferentes. Em geral, a reversão não é garantida e a fertilidade pode não ser restaurada de forma eficaz.

Complicações

As complicações da vasectomia são raras, mas podem incluir:

Benefícios

  Contatos

11 96079-0606 

   11 4586-0677   

e-mail: vitaberaldi@yahoo.com